bem-vindo/ bienvenido/ welcome


31 agosto, 2010

primeiro a criança perguntou o que é: árvore

 "Lo único que queda del encuentro es la seguridad de que los adultos no tenemos la menor idea sobre el verdadero significado de las palabras" (Gabriel Garcia Márquez)

primeiro a criança perguntou
o que é: árvore
depois, o que é: fruta
depois, o que é: vitamina
e fez uma sequência de perguntas
até chegar noutra
que foi virando rima


o que é essa coisa
a memória
onde é que ela mora
por onde é que ela ia
vir a ser poesia
ou ter um e outro ai
e pra onde é que ela vai
é desprovida de lugar
ou tem cantinho certo
um lar
quanto tempo longe
quantos metros perto
tem tamanho
tem idade
que parentesco tem
com a saudade
é filha, ou é pai


a memória, criança minha,
esse recurso humano,
e de outros seres vivinhos,
que nos faz recordar
outros passados anos
é como um cofrezinho
em que guardamos o que aprendemos
tudo o que vivemos
desde pequenininhos


uma história é possuir memória
outra, é o poder de lembrar


há até um sujeito
de nome Paulinho
que canta assim, na viola:
meu filho tome cuidado,
quando eu penso no futuro
não esqueço o meu passado...


o agora: é um presente!
e essa coisa, a memória
por estar grudada e costurada,
é impossível ser evitada
na construção do amanhã,
na escolha em ser o mocinho,
ou, criança minha, o malvadinho....
e o verbo escolher, menino,
é deixado de fora por muitos memórias,
não se esqueça.

2 comentários:

rOdrigO disse...

memorável

tomo o tempo devagarinho
como se fosse um floral de bach
que coloco no copo
com a ajuda do pinga gotas

tenho uma ruga perto do olho
linhas de expressão na testa
me restam ainda 60 anos
de coisas já vividas
mas ainda não expressas
em prosas, versos e poesias

Gláucia Dellaqua Crepaldi disse...

"...na testa!
me restam ainda 60 anos
de coisas já vividas
mas ainda não expressas
em prosas, versos e poesias"

na testa, na testa!rs

bom demais roul,
sempre me fazendo re existir...